![](http://4.bp.blogspot.com/_duBapvi3nao/TIfbWb7JTpI/AAAAAAAAAGw/lxSXZV_5j6M/s400/tambor_de_crioula.jpg)
![](http://2.bp.blogspot.com/_duBapvi3nao/TIfbV43tFDI/AAAAAAAAAGo/4Qnh3PN63a8/s400/TAMBOR+DE+CRIOULA+6.1.jpg)
![](http://2.bp.blogspot.com/_duBapvi3nao/TIfbVuuatsI/AAAAAAAAAGg/QFYJYAoROmw/s400/Image144.gif)
![](http://3.bp.blogspot.com/_duBapvi3nao/TIfbVHeFwsI/AAAAAAAAAGY/uHJwUWSruFc/s400/3501803948_a4fd07d72b_o.jpg)
![](http://3.bp.blogspot.com/_duBapvi3nao/TIfbU5cq2rI/AAAAAAAAAGQ/p3GNIAB2bQk/s400/2240682250_6fb08a7250_o.jpg)
O tambor de crioula é uma dança afro-brasileira encontrada no Estado do Maranhão e praticada sobre tudo por descendentes de africanos.A principal característica coreográfica da dança é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro.Um de seus traços distintivos é a Punga ou Pungada,(a umbigada).
A música que acompanha a dança é tocada por três tambores de madeira com couro preso por cravelhas em uma das extremidades e fixados por fricção.Os tambores são afunilados e escavados.Atualmente utilizam-se também tambores de cano plástico PVC.
O tambor maior, chamado de “tambor grande é o solista.Há dois outros tambores, o segundo chamado de” "meião" ou "sucador",que estabelece o ritmo básico de 6/8 e o terceiro "crivador" ou "pererengue" que realiza improvisos em 6/8.
Após serem tocados,os tambores são colocado diante de uma fogueira para afinar o couro.
Cada cântico se inicia com um solista que toadas de improviso ou conhecidas,repetidas ou respondidas pelo coro,composto por homens que se substituem nos toques(coreiros) e por mulheres dançantes(coreiras).Os cânticos possuem temas líricos relacionados ao trabalho,devoção,apresentação,desafio,recordações amorosas e outros.
O tambor de crioula é sobre tudo uma dança de divertimento,mas costuma ser realizada em homenagem a São Benedito,padroeiro dos negros do Maranhão,que representa o vodum daomeano Toi Averequete.Em muitos terreiros de tambor de mina(nome mais comum dado à religião de origem africana no Norte do Brasil),há entidades religiosas que gostam de festas de tambor de crioula.Estas festas costumam ser realizadas ao longo de todo o ano,inclusive no Carnaval.